A direção regional do Norte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) está a celebrar o Dia da Floresta Autóctone, com uma semana de iniciativas de sensibilização sobre a temática, dirigidas à comunidade.
Uma das iniciativas está marcada para a manhã deste sábado, 26, no Parque Natural do Alvão, que inclui a plantação de árvores autóctones, como o pinheiro, envolvendo escuteiros e associações da sociedade civil. Um dos objetivos é a recuperação de áreas ardidas.
Esta é uma das sessões de sensibilização e educação ambiental dirigida à comunidade sobre “os benefícios fundamentais que toda a humanidade retira dos serviços destes ecossistemas”, esclarece o ICNF.
A data 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, foi estabelecida para reforçar “a importância de se preservar e plantar espécies que fazem parte do património natural do território nacional”.
Esta semana o ICNF já promoveu atividades de sensibilização e plantações de árvores autóctones, nomeadamente em conjunto com a comunidade escolar, no Parque Natural da Peneda Gerês, em Montalegre, no Parque Natural do Douro Internacional, em Mogadouro, bem como no Parque Natural de Montesinho, nos concelhos de Bragança e Vinhais.