A nova rota foi inaugurada com uma caminhada onde participaram cerca de 80 alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Miguel Torga.
Numa tarde convidativa para caminhar, os participantes tiveram a a oportunidade de seguir um percurso que congrega vários dos pontos que ligam Sabrosa ao navegador Fernão de Magalhães.
A nova rota, com 2,9 quilómetros, é um percurso pedestre urbano circular com início e fim junto ao painel informativo que se encontra próximo da Junta de Freguesia de Sabrosa, segue para a Casa de Fernão de Magalhães (Casa da Pereira), para o jardim da Memória Escultórica das viagens da Infância de Fernão de Magalhães e prossegue para o Parque B.B. King, onde, agora, pode ser visitada a exposição “Os Locais e Culturas da Viagem de Magalhães”, espaço dedicado à grande viagem de circum-navegação.
No regresso ao ponto de partida, o percurso passa pela Estátua de Fernão de Magalhães e pela Adega Cooperativa de Sabrosa.
Esta atividade, que marcou o final das comemorações locais dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães, foi organizada pelo município de Sabrosa, em parceria com a Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação, que presenteou cada um dos participantes com uma t-shirt e um livro temático.
No evento esteve presente o vereador António Araújo, o presidente da Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães, José Marques, assim como a comunidade escolar.