As atividades da manhã, num clima de oração e reflexão, centram-se na missão como proposta concreta a fazer aos jovens; o tempo intermédio será de convívio e animação; finalmente, a Eucaristia solene é o momento alto da celebração deste Domingo no qual a Igreja diocesana se congrega em nome de Cristo o Bom Pastor.
A chegada (a partir das 8h30) e acolhimento serão no Campo da Feira, passando depois pelo Anfiteatro da Zona Verde, espaço natural que convida ao louvor a Deus e ao compromisso humano a transformar o mundo num jardim. A saudação de Dom Amândio Tomás será o sinal visível da pertença de todos à Igreja de Cristo.
Os trabalhos da manhã (10h00) serão orientados pela FEC – Fé e Cooperação, organização que coordena o voluntariado missionário em Portugal e decorrerá no auditório Municipal. Com o testemunho vivo de jovens que arriscam a sua vida em projetos de missão, de modo especial em África, lança-se o desafio aos jovens de Vila Real e seus animadores a assumir o compromisso que ser cristão é ser missionário a tempo inteiro.
À hora do almoço, o Mercado Municipal abrirá as suas portas para a partilha de farnéis e convívio. Igualmente os restaurantes de Alijó, famosos pela boa culinária, acolherão as várias centenas de comensais.
Às 15h30, partirá da Igreja paroquial o cortejo processional, uma manifestação de fé com as bandeiras e estandartes das paróquias e das organizações eclesiais da diocese e o colorido dos lenços que mostram a diversidade de cada um dos arciprestados: Alto Tâmega – azul escuro; Baixo Tâmega – verde; Barroso – branco; Centro I – azul celeste; Centro II – castanho; Douro I – vermelho; Douro II – bordeaux e Terra Quente – amarelo.
Às 16h00, Dom Amândio Tomás, Administrador Apostólico da diocese, presidirá à Eucaristia solene no Parque Municipal. A liturgia preparada manifesta a graça e a beleza da comunhão eclesial vivida nesta diocese transmontana que se prepara para acolher o novo bispo, D. António Augusto Oliveira Azevedo e celebrar o centenário (2022) da sua criação e que é chamada a reinventar novos caminhos de missão.
A Coordenação Pastoral