Durante a manhã de sábado, a comitiva realizou uma visita à Escola Secundária Camilo Castelo Branco, onde pôde reunir-se com a direção e conversar com alguns estudantes para compreender a realidade do ensino na região e os principais desafios sentidos no arranque do novo ano escolar.
Na parte da tarde, deslocaram-se à UTAD, onde foram recebidos pelo vice-presidente da Associação Académica da UTAD, Pedro Gonçalves, que conduziu uma visita guiada às novas instalações desta estrutura académica e colocou em cima da mesa algumas das preocupações e anseios dos jovens universitários. Realizou-se ainda uma visita à Adega de Vila Real.
À noite, teve lugar um debate na sede do PSD Vila Real sobre a “Crise na Habitação”, que contou com a intervenção do secretário-geral da JSD, João Pedro Louro, que apresentou um ponto de situação da habitação em Portugal, enunciou as políticas anunciadas pelo governo socialista nos últimos anos, e que se tornaram “sucessivamente ineficazes, e as soluções propostas pelo PSD e pela JSD para enfrentar este problema”.
Marcaram também presença no painel, Carlos Cardoso, estudante universitário deslocado, que falou dos problemas que os jovens enfrentam desde as colocações no ensino superior até encontrarem quarto, o relato na primeira pessoa de morar nas residências universitárias, bem como a falta de alojamento por parte dos Serviços de Ação Social para dar resposta ao crescente número de estudantes que ingressam na UTAD; e Paulo Reis Mourão, professor e economista, fez uma análise dos avanços e recuos das políticas para a habitação nas últimas décadas, falou sobre os benefícios das cooperativas de habitação e explanou a forma como este problema “é transversal” a todas as faixas etárias da população. O debate teve a moderação de João Matos Bessa, presidente da Mesa do Plenário da JSD Vila Real.
João Matos Bessa salientou a importância destes momentos, afirmando: “é importante que os jovens estejam cada vez mais ativos e afirmativos no debate de soluções, sobretudo em temas como estes que tanto os afetam”.