A cerimónia irá realizar-se aquando da data do 100ª aniversário da fundação da Liga dos Combatentes, com esta distinção proposta pelo vereador José Pinto que depois de apresentada recebeu a aprovação por unanimidade do executivo municipal.
O Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes foi um dos primeiros a ser criado em Portugal e é agora distinguido por ser “uma instituição de prestígio na cidade de Lamego e na Região do Douro Sul que cumpre a sua missão de acordo com os objetivos estatutariamente aprovados, apoiando os seus associados combatentes e não combatentes assim como os seus familiares”.
Em nota de imprensa a Câmara Municipal de Lamego revela que a Liga dos Combatentes “tem exercido o seu esforço, sobretudo, na área do apoio à saúde junto de mais de 600 associados”, apoiando a população através do seu “papel fundamental nas respostas sociais de proximidade”. Através da “referenciação, identificação e encaminhamento dos seus associados para o apoio psicossocial, através de consultas levadas a cabo na sede do núcleo e, por vezes, através do encaminhamento para as instituições locais”.
A fundação tem também um impacto no âmbito cultural do município sendo que “tem apoiado todos os antigos combatentes que têm solicitado a sua colaboração na divulgação de obras literárias e organizado visitas e passeios culturais em território nacional e em Espanha”.
No âmbito da Ação Social a liga é faz parte do Conselho Local de Ação Social de Lamego (CLAS), “constituindo-se como parte da solução para os diversos projetos que vão surgindo nesta área aos seus associados”.