Trás-os-Montes é uma região particularmente rica de recursos geológicos e hidrominerais, mas a sua exploração está dificultada devido à localização das jazidas, das rigorosas exigências ambientais e logísticas, da oposição das populações.
Machado Leite, do Conselho Diretivo do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, explicou que “a exploração dos recursos naturais tem que ser sustentável, desenvolvida num âmbito globalizado, e as condições que levam à viabilidade económica são mais complicadas. Necessitam de dimensão, tecnologias novas, com custos de contexto ambiental elevado, pelo que a viabilidade económica se não for conseguida, os recursos não podem ser valorizados”.
O especialista apontou como exemplo as minas de ferro de Torre de Moncorvo. “Nunca entrou em produção efetiva, pois o ferro de Moncorvo tem que ser competitivo numa escala mundial, ou pelo menos europeia, da chamada siderurgia. Tem o problema da localização, do transporte do minério para o mercado e, se valorizada a níveis superiores de
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em Entrar