O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, acolhe desde ontem uma exposição com quase 200 obras do colecionador e arquiteto Alberto Caetano.
Segundo António Meireles, diretor do centro, revelou à Lusa que, das 367 obras doadas por Caetano ao Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, 186 estão agora em exibição.
Além das obras doadas, a mostra inclui quatro peças emprestadas por Alberto Caetano ao centro em abril. Entre elas estão “O Colecionador #01”, da dupla Sara & André, e uma obra sem título da série “Caretos”, de João Vieira.
António Meireles destacou que “esta exposição é extraordinária na sua diversidade e pela amplitude que tem das obras que a compõem”. Ele sublinhou que as peças abrangem desde o início do século XX até à contemporaneidade, refletindo a qualidade dos artistas representados.
Esta é a primeira exposição póstuma de Alberto Caetano, que faleceu no passado dia 4 de outubro. Meireles afirmou que se trata de uma “homenagem não apenas à pessoa que faleceu, mas também à figura do colecionador que perdura através da sua coleção”.
Alberto Caetano nasceu em Lisboa em 1959 e formou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa em 1983. Lecionou nesta instituição entre 1992 e 2011 e desenvolveu atividades nas áreas de desenho e artes plásticas.
Ao longo da sua vida, Caetano construiu uma coleção particular significativa, reunindo obras de diversos artistas como Ana Jotta e Mário Cesariny. Em março deste ano, recebeu a Medalha de Mérito Cultural pelo gesto filantrópico da doação ao Estado português.
A exposição “A vida pode ser feliz contigo. Obras da doação de Alberto Caetano” estará patente até 14 de fevereiro de 2027 no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.





