Depois de, entre abril e maio, ter sido palco de um intercâmbio subordinado ao tema da literacia dos media, que juntou 36 jovens de seis países diferentes, Chaves volta a acolher um projeto europeu, desta vez, alusivo à luta pela igualdade de género.
Coordenado pela Associação flaviense “Inspira!”, o intercâmbio mobilizará 30 jovens entre os 18 e os 30 anos de idade, oriundos de cinco países, que são voluntários em Organizações Não-Governamentais.
Segundo Renato Gil, “acima de tudo, o projeto visa estimular na comunidade e nos jovens locais e internacionais uma perceção da forma como os papéis pré-estabelecidos para cada género são opressivos para a juventude, limitando as suas perspetivas, as suas oportunidades e a sua participação na sociedade local”.
Desta feita, pretende-se motivá-los “a criar ações de educação e intervenção cívica para educar as suas comunidades e reforçando, assim, a posição dos jovens flavienses como veículos de mudança para a situação da região”, explicou o presidente da “Inspira!”.
Assim sendo, de 24 de maio a 2 de junho, a Associação e os seus participantes irão organizar workshops, formações, debates, simulações, intervenções de rua e ‘peddy-papers’ pela cidade, envolvendo, ao mesmo tempo, a população jovem local.
À semelhança do último intercâmbio, os jovens farão, ainda, uma série de vídeos de sensibilização, realizados e editados pelos mesmos, que, posteriormente, serão apresentados aos alunos da Escola Secundária Dr. Júlio Martins.
O projeto ‘Why so different?’ é financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Acção, sob as diretrizes da Comissão Europeia e contará com jovens portugueses, finlandeses, espanhóis, arménios e ucranianos.
De acordo com Renato Gil, “o objetivo do nosso trabalho europeu é, a longo prazo, mudar o paradigma da juventude na cidade e na região, promovendo a criação de oportunidades, o empreendedorismo jovem, a dinamização cultural e social e, acima de tudo a alteração da mentalidade e atitude da comunidade flaviense em relação aos seus jovens”.