Terça-feira, 23 de Julho de 2024
No menu items!




Macedo de Cavaleiros representa Portugal no European Green Cities Award 2023

O projeto “NEAR - greeN hEARt”, relativo ao Parque Urbano de Macedo de Cavaleiros, foi selecionado para representar Portugal no European Green Cities Award 2023, anunciou a Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais. 

-PUB-

Apresentado pelo Município de Macedo de Cavaleiros, o projeto é “surpreendente e um grande exemplo da relevância dos espaços verdes, nomeadamente das muitas funções que um ‘pulmão verde’ urbano desempenha no clima, bem-estar e na coesão social”, vincam os responsáveis pela escolha.

O Parque Urbano de Macedo de Cavaleiros é o resultado de uma das ansiadas empreitadas dos últimos anos no município, “tendo ido ao encontro de um sonho antigo dos macedenses”, recorda o presidente Benjamim Rodrigues. “O projeto de reabilitação do espaço público dotou-o de qualidade ecológica e paisagística adicional, conferindo uma nova centralidade”, acrescenta o presidente da Câmara.

Peça fundamental na planificação e gestão da cidade, o Parque Urbano de Macedo desempenha uma série de funções, ao associar os ecossistemas à edificação da cidade. A vegetação tem um papel agregador no coração do município, sendo o parque um ponto de encontro que está a poucos minutos de várias estruturas fundamentais: hospital, o Interface Rodoviário, e zonas residenciais e de serviços, bem como a principal zona comercial.

A Associação Portuguesa de Flores e Plantas Naturais refere que “a competição deste ano foi bastante difícil devido à presença de vários projetos sólidos e muito interessantes, o que dificultou a escolha de um vencedor”. Após deliberação do júri, foi eleito o município de Macedo de Cavaleiros dado o caráter exemplar do projeto.

O prémio European Green Cities Award visa distinguir projetos com grande impacto no bem-estar dos tecidos urbanos. A iniciativa começou em 2020 no âmbito da campanha “More Green Cities for Europe”. Todos os anos são selecionados 13 candidatos – um de cada país europeu participante.

Na edição de 2023, o vencedor é anunciado em Bruxelas. Estão representados Bélgica, Bulgária, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Países Baixos e Suécia.

[adrotate group="24"]

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

[adrotate group="2"]

Mais lidas

[adrotate group="3"]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

[adrotate group="5"]