O Ano Novo é recebido em Vila Real na praça do Município com muita animação e o Madeiro que começou a arder antes das 17 horas. E foram muitos os que se quiseram aquecer e ver de perto a fogueira, assim como filmar e tirar uma fotografia. Maria Elsa Souto é de Campeã, mas como a passagem de ano é em Vila Real decidiu dar um salto à praça do Município para ver o madeiro com a família. “Vim ver as luzes de Natal e o madeiro. É uma tradição bonita, se acabar as localidades não ficam tão vivas, a gente gosta de ver estas coisas”, conta. A tradição tem como simbolismo a queima dos males e problemas do ano velho. “É o que dizem, são tradições e ditos, mas acho bonito de ver”, afirma.
Por norma Luís Vilela, não falta ao madeiro e gosta de passar o ano na rua. “Vamos passar aqui a passagem de ano, já há muitos anos que passo aqui. Sempre se fez o madeiro e acho que é uma tradição que se deve manter”, diz o vila-realense, que espera que 2024 seja “um ano bom, que não venha pior do que este”.
Já Manuel Faria e a esposa viajaram de Braga para a passagem de ano em Vila Real. “Para desfrutar um bocadinho da vida. Andei aqui na tropa, já conhecia muitas coisas aqui, mas nunca tinha estado na passagem de ano. Trás-os-Montes é muito bonito, só a viagem para aqui é bonita, passar a serra do Marão e por aí fora”, afirma. Souberam pela televisão do programa de passagem de ano e decidiram nos últimos dias passar o réveillon na cidade. “Vamos ver as atuações todas e passar a meia-noite aqui. Não conhecia esta tradição do Madeiro, mas estamos a gostar”, afirmou.
De mais longe veio José Sampaio. É de Tavira e está a passar férias no Porto com a esposa amigos, mas decidiram que o réveillon seria na cidade de Vila Real. “Soubemos ontem no Porto e decidimos vir ver os artistas, e para fugir da confusão do Porto. Está bastante bonito e o Madeiro está bastante quente e agradável”, conta.
Durante o dia houve a animação no centro da cidade, com a transmissão do programa “Somos Portugal” da TVI. Depois do jantar é a vez de os Sons do Minho animarem a noite mais longa do ano. À meia-noite há fogo-de-artifício e segue-se a atuação dos AbbaMia o tributo aos ABBA. Pela dentro, a DJ Ana Isabel Arroja promete continuar a animação.