Em jeito de balanço, Ricardo Machado, vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, revela que “tivemos aqui 1020 atletas, de 51 clubes e um tempo excelente. Mirandela oferece condições excecionais para a prática da modalidade. É o terceiro ano que aqui estamos e de ano para ano as condições têm vindo a melhorar, pelo que esperamos dar continuidade à parceira com o município e com o Clube Fluvial de Mirandela”.
Do lado da autarquia, o balanço é, igualmente, positivo. Além das elevadas taxas ocupação na hotelaria, Júlia Rodrigues admite que “esta é uma prática em que temos investido porque não polui o rio e queremos que seja uma modalidade que cresça em Mirandela”.
O Clube Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses conquistou o primeiro lugar por equipas. A nível individual, o destaque vai para Fernando Pimenta e Teresa Portela, atletas do Benfica, que revalidaram o título conquistado há um ano.
“Estou extremamente feliz por conseguir, uma vez mais, conquistar este título nacional”, afirmou Fernando Pimenta, elogiando a organização da prova. “Das três vezes que vim, fui sempre muito bem recebido com uma simpatia fantástica por parte dos mirandelenses e todos estão de parabéns pela organização de um campeonato com as condições climatéricas também muito boas, que ajudaram ao espetáculo”.
Também Teresa Portela venceu pela terceira vez consecutiva no rio Tua, mostrando-se satisfeita por “Mirandela ser sinónimo de vitória”.