Manuel Cunha, médico e atual eleito da CDU na Assembleia Municipal, é mais uma vez o cabeça de lista à câmara municipal. Para a Assembleia Municipal, a coligação, que junta o Partido Comunista Português e Os Verdes, escolheu Alcino Sá. O candidato independente é bancário aposentado.
Na sua intervenção, Manuel Cunha garantiu que a eleição de candidatos da CDU tem “um intuito muito claro”. “Os eleitos da CDU estarão nos órgãos para os quais forem eleitos, e na vida política, para servir as populações, não para se servir dos cargos para os quais possam ser eleitos”, afiançou.
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em Entrar
Acrescentou, ainda, que “se as votações permitirem chegar à presidência da câmara, não resgataremos essa oportunidade”.
“Vamos apostar numa grande campanha autárquica e enfrentar eventuais eleições para a Assembleia da República com a mesma firmeza e lucidez com que temos enfrentado as anteriores” batalhas eleitorais, referiu o candidato, frisando que “a CDU pede meças a qualquer outra força política”.
A “defesa de serviços públicos”, desde a escola pública ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), assim como a água, cuja privatização do abastecimento contestam, são prioridades da candidatura que promete colocar em primeiro lugar “os interesses das populações”.
A aposta da candidatura será numa “política autárquica de proximidade”, que esteja atenta aos problemas das pessoas, nomeadamente dos mais desfavorecidos, por considerar necessário “corrigir assimetrias sociais, económicas, geracionais e geográficas”.
Manuel Cunha, de 60 anos, é militante do PCP, integrando a concelhia de Chaves e a organização regional de Vila Real, e é diretor do serviço de hematologia da Unidade Local de Trás-os-Montes e Alto Douro. Além de já ter sido por várias vezes candidato à câmara e assembleias municipais de Chaves, também já foi no passado primeiro candidato da CDU à Assembleia da República.
Alcino Sá, de 75 anos, é independente, bancário aposentado, dirigente associativo, nomeadamente dos Bombeiros Voluntários Flavienses e já presidiu o Centro Social de Abobeleira/ Vale de Anta.
A sessão de apresentação pela organização concelhia de Chaves da CDU contou com a presença de Fernando Mendes, membro da DORVIR, que apresentou os cabeças de listas, e de Gonçalo Oliveira, membro do Comité Central do PCP, que valorizou o trabaho realizado pela CDU no concelho flaviense, o que diz comprovar que “faz falta uma voz da CDU na câmara municipal”.[/block