A eleição acontece na Assembleia-Geral desta organização, que decorre em Genebra entre 19 e 23 de outubro. A parlamentar é desde 2024 Presidente da Delegação Parlamentar Portuguesa da União Interparlamentar, uma organização global de 183 Parlamentos nacionais fundada em 1889 para “promover a paz, a democracia e a cooperação multilateral”, de acordo com o comunicado.
A UIP atua como um fórum de diálogo entre parlamentares de todo o mundo, trabalhando em questões como direitos humanos, igualdade de género, desenvolvimento sustentável e a integração de uma dimensão parlamentar na governação global, e tem sede em Genebra, na Suíça.
Aos 18 membros da Mesa da Comissão compete monitorizar e reportar o envolvimento dos Parlamentos nas atividades da ONU em áreas como desenvolvimento sustentável, consolidação da paz, orçamentos e reformas da ONU e direitos humanos. Tendo também a incumbência de realizar inquéritos e missões de campo para avaliar a eficácia da assistência e colaboração entre os Parlamentos e a ONU nos seus esforços de consolidação da paz e reconciliação.
Em comunicado, Manuela Tender afirma sentir-se honrada com a eleição e propõe-se desempenhar as funções com responsabilidade e sentido de missão, no respeito pelos princípios da Constituição da República Portuguesa, da UIP e das Nações Unidas.