Foram recebidos pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Eugénia Almeida, no Museu da Vila Velha. Aos presentes, pelas palavras da Gina Telmo, directora do museu, foi-lhes contada a história do nascimento da cidade de Vila Real. Seguiu-se a visualização de um documentário sobre todo o processo de fabrico da Louça Preta de Bisalhães.
Partiram rumo a Agarez conhecer o trabalho da Celeste Barrias, que dedicou a sua vida à arte de tecer e trabalhar o linho. Seguiu-se o almoço na escola de Vila Marim, animado pelo Grupo de Cantares Aleu. Ainda houve tempo para visitar a Torre de Quintela onde está patente a exposição do FIIN (Festival Internacional de Imagem e Natureza), trabalhos premiados em 2018. No final do dia, foi proporcionada a visita à Igreja Matriz de Vila Marim e aos frescos quinhentistas.
Rumaram a Marvila com o desejo claro de voltar. Estaremos disponíveis para bem receber e, através dos que nos visitam, elevar o nome da nossa freguesia. Uma palavra de agradecimento a todos quantos nos ajudaram nesta receção que ficará certamente na memória de todos nós.