Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
No menu items!

Matiz lança projeto pioneiro na área da saúde mental

Fora da Caixa: Repensar a Saúde Mental

-PUB-

Chama-se “Fora da Caixa: Repensar a Saúde Mental”. É um projeto pioneiro no distrito de Bragança e foi apresentado, em Mirandela, pela Matiz – Associação para a Promoção da Saúde Mental.

O objetivo é percorrer os 12 concelhos do distrito e levar ensinamentos básicos sobre saúde mental à população, além de que, ao mesmo tempo, se estará a combater o estigma e discriminação tantas vezes associados ao tema.

Sara Araújo é coordenadora do projeto e presidente da Matiz. Segundo ela, “há demasiadas pessoas em sofrimento psicológico”, que por vergonha ou desconhecimento “não são devidamente acompanhadas”.

 “O estigma é um dos principais obstáculos para as pessoas pedirem ajuda ou ajudarem alguém”
SARA ARAÚJO
PRESIDENTE MATIZ

A isto junta-se o facto de muitas pessoas não conseguirem identificar os sintomas ou sinais deste tipo de doenças.

“É preciso estar junto da população para que possa ter mais informação nestes domínios e desconstruir o estigma associado nestas matérias”, refere, acrescentando que “o estigma é um dos principais obstáculos para as pessoas pedirem ajuda ou ajudarem alguém”.

A psicóloga esclarece, ainda, que “a nossa saúde mental vai mudando ao longo da vida e há momentos em que precisamos de ajuda, em que as coisas se expressam de determinada maneira. Lidar com isto colocando o estigma de parte é muito importante”.
Importante também é reforçar que “a nível europeu, Portugal apresenta das mais elevadas taxas de prevalência de doenças mentais”.

Assim, a Matiz quer ir “Fora da Caixa” e identificar as necessidades do distrito de Bragança. Para isso, serão realizadas ações de sensibilização nos 12 concelhos, bem como ações de formação de técnicos que atuem nesta área.

“Este é um projeto de âmbito regional que pretende promover a literacia em saúde mental junto da população em geral e, ao mesmo tempo, capacitar técnicos e profissionais que, muitas vezes, estão na linha da frente no que diz respeito à identificação desta problemática”.

O “Fora da Caixa” conta com o cofinanciamento da Direção-Geral da Saúde (DGS), surge no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental e será implementado nos próximos meses.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.