Terça-feira, 23 de Julho de 2024
No menu items!




Ministro apela à população que “evite o uso do fogo”

José Luís Carneiro esteve hoje em Chaves na apresentação do Dispositivo Especial de Combate aos Fogos Rurais (DECIR) para a região Norte.

-PUB-

Neste momento, e por um período que se estende até 30 de setembro, a região Norte conta com um dispositivo de 67 meios aéreos (+7), 14 helicópteros ligeiros, um helicóptero médio, dois pesados e seis aviões anfíbios e ainda 1.197 bombeiros, 282 veículos, 211 equipas de combate e 71 equipas logísticas. Olhando para o território nacional, são 13.891 os elementos, afetos a várias entidades, como bombeiros, GNR ou ICNF.

Ainda assim, o ministro admite que “por muito grande que seja o dispositivo, terá sempre dificuldades quando existirem muitos incêndios”, daí que “a população evite o uso do fogo em dias de alerta especial”.

“Dois terços dos incêndios têm como causa a negligência no uso do fogo ou das máquinas agrícolas e florestais”, reforça José Luís Carneiro, acrescentando que “a nossa atenção não deve estar no número de meios disponíveis, ainda que sejam importantes, mas sim nas causas dos incêndios”.

Notícia desenvolvida na edição de 5 de julho

[adrotate group="24"]

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

[adrotate group="2"]

Mais lidas

[adrotate group="3"]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

[adrotate group="5"]