De 23 a 26 de abril, o Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, o Centro Cultural de Mirandela, a EsACT-IPB, o Paços dos Távoras e a Avenida 25 de Abril serão alguns dos principais palcos das comemorações dos 50 anos da democracia, naquele que foi um dos maiores marcos na história do país.
A par das habituais cerimónias solenes, as festividades “terão como ponto alto, na noite de 24 de abril”, o concerto da Banda 1.º de Maio que se fará acompanhar de músicos locais e que interpretarão temas de intervenção. No espírito de partilha e de envolvimento comunitário destas celebrações, na compra de dois bilhetes, a autarquia oferece o terceiro ingresso.
No dia 25 de abril e na avenida homónima, será inaugurado o monumento “À Memória de Abril de 1974”. Nas imediações da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo será instalada uma chaimite cedida pelo exército português a Mirandela. O dia da liberdade reserva ainda a apresentação do livro do autor “50 anos do Poder Local em Mirandela: 1973-2022”, de Virgílio Tavares.
A programação completa das comemorações do meio século do 25 de Abril pode ser consultada em http://www.cm-mirandela.pt/p/50anos25abril