Em agosto de 2021, foi feita uma denúncia pelo desaparecimento de três animais bovinos de uma exploração pecuária, no concelho de Vila Real, que foram localizados numa outra.
Agora, o Comando Territorial de Vila Real, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Vila Real, e em colaboração com técnicos da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), identificou, no início de janeiro, uma mulher, de 55 anos, por deter esses mesmos bovinos.
Em comunicado, a GNR explica que “foi possível apurar-se que teriam sido retiradas as marcas auriculares aos mesmos”, acrescentando que “além dos três animais de raça bovina, encontravam-se ainda 12 ovinos sem qualquer marca auricular ou identificação eletrónica”.
Na mesma nota, a GNR salienta que “a referida exploração não se encontrava registada no Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA)” e que, por isso, “os factos foram comunicados à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) de Vila Real, para uma avaliação de rastreabilidade, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação”.