Presentes nesta comemoração estiveram as cinco corporações de Bombeiros Voluntários em atividade no município: Alijó, Cheires, Favaios, Pinhão e Sanfins do Douro. O antigo Corpo de Bombeiros de São Mamede de Ribatua também foi lembrado nesta sentida homenagem prestada aos homens e mulheres do Concelho de Alijó que dão as suas vidas em prol da comunidade.
O executivo municipal de Alijó, na pessoa do presidente de câmara e os presidentes das Associações Humanitárias dos Bombeiros apoiaram os efetivos das suas associações na prossecução desta inédita iniciativa, que envolveu atividades dedicadas exclusivamente aos bombeiros, como concursos de manobras individuais e coletivas, uma conferência sobre o passado, presente e futuro, ministrada pela Coordenadora da licenciatura de Proteção Civil no ISCIA, mas também atividades direcionadas para toda a comunidade civil, nomeadamente um “masstraining” em suporte básico de vida.
O encerramento da atividade, no domingo, contou com um desfile de forças apeadas e motorizadas, envolvendo viaturas que fazem parte da história de gerações passadas de bombeiros e que fizeram as delícias de todos os presentes.




