Segundo a autarquia, liderada por Domingos Carvas, o objetivo passa por “promover a preservação e proteção do ambiente, assim como a eficiência energética e dos recursos”.
No total, o município distribuiu 2003 kits, em que cada um é constituído por um compostor com a capacidade de 310 litros, um contentor de apoio (deposição e recolha) com a capacidade de 10 litros, um misturador de resíduos orgânicos e um ativador biológico.
Em comunicado, o município explica que os kits estão a ser entregues a toda a população do concelho que tenha uma habitação com área cultivável (quintal) ou ajardinada, que permita a instalação destes equipamentos e a reutilização do produto final obtido no solo.
Durante a distribuição dos kits, que continuará nos próximos dias, está também a decorrer uma ação de sensibilização junto não só das famílias contempladas com estes equipamentos, mas da restante população, com a distribuição de panfletos de informação para sensibilizar as pessoas sobre a importância da reciclagem.
Com esta iniciativa, o município pretende também “aumentar significativamente a participação da população na separação dos biorresíduos, valorizando-os, diminuindo a deposição em aterro e aumentando a reciclagem”. Ao mesmo tempo, está também a proporcionar condições para que os cidadãos do concelho possam dar o seu contributo para a sustentabilidade ambiental, incentivando a separação dos biorresíduos, bem como a sua reutilização.
Esta iniciativa tem um investimento superior a 178 mil euros, cofinanciados a 85% pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.