O montante foi aplicado em obras de requalificação de infraestruturas de habitação social e espaços envolventes, assim como na implementação de projetos de cariz social, intervenções realizadas com o apoio dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento – FEEI.
A reabilitação do Bairro Social de Casas dos Montes foi uma das empreitadas de beneficiação levadas a cabo, tendo sido intervencionados 11 edifícios de habitação coletiva, garantindo melhores condições de habitabilidade em 57 fogos. Foram ainda requalificados 13 habitações no Bairro Social dos Fortes, dando-lhe melhores condições.
O objetivo da autarquia é “tornar Chaves, uma cidade mais inclusiva”, assumindo assim “o Plano de Ação Social como um eixo prioritário” e adotando “uma estratégia assente no combate à pobreza e à discriminação, impulsionando a aquisição e desenvolvimento de competências básicas profissionais, pessoais e socias junto de comunidades desfavorecidas”.
Além da requalificação de habitação social, os FEEI foram ainda canalizados para a promoção de ações e projetos dirigidos a diferentes públicos-alvo, “dando respostas adequadas a todos os cidadãos”.
Foram também implementados os projetos “Cultura para Todos – A Criatividade Eleva o Espírito, Agita Outros Mundos” e os “Ateliers para a Vida”, envolvendo os participantes na dinamização de experiências artísticas e culturais, para estimular a aprendizagem e uma maior inclusão dos mesmos na comunidade, numa forma de promover a cidadania mais ativa e participada.
“O município tem vindo a afirmar Chaves como um concelho em que ninguém fica para trás, com igualdade de oportunidades, independentemente da condição de vida, mantendo um olhar diferenciado para os mais vulneráveis”, esclarece o executivo liderado por Nuno Vaz.