Sábado, 19 de Junho de 2021
©DR

Município reforça combate à vespa do castanheiro

A vespa das galhas do castanheiro foi identificada pela primeira vez no concelho de Murça no ano 2017.

-PUB-

É uma praga que prejudica a cultura do castanheiro, causando a formação de galhas nos gomos e nas folhas, provocando a diminuição do crescimento dos ramos e impedindo a frutificação, resultando em elevadas perdas de produção de castanha.

Com vista a apoiar os produtores do concelho, o município iniciou mais uma campanha de luta biológica. De acordo com a prospeção realizada pela comissão de acompanhamento, em articulação com o Gabinete Técnico Florestal, foi elaborada a estratégia e o número de largadas a efetuar. Esta ação vai incidir nos soutos da Terra Fria e Terra de Montanha, com a largada do parasitoide que irá combater a vespa dasgalhas do castanheiro.

A autarquia revela que assume os custos financeiros desta operação, coordenando a logística da realização destas largadas com a Associação Florestal do Vale do Douro Norte, apoiando um setor “cada vez mais importante no concelho, com elevado impacto na economia local e familiar, assim como na gestão da paisagem”.

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.