No início do próximo ano entrará em funcionamento do Centro de Informação “Europe Direct”, um espaço que terá como missão aproximar a União Europeia aos cidadãos, e irá funcionar sob a direcção da Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT).
A aprovação da candidatura foi confirmada, ao Nosso Jornal, pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, no final da passada semana, sendo que, a nova geração de Centros “Europe Direct”, que contou com 44 candidaturas apresentadas de norte a sul do país, garante a manutenção do centro existente em Bragança.
A Rede de Centros “Europe Direct”, constituída antes por treze infra-estruturas, passa a ter 16 pólos distribuídos por todo o país, e tem como objectivo a divulgação da informação sobre as políticas e programas europeus nas suas respectivas áreas de intervenção.
“Permitir, a nível local, que os cidadãos disponham de informações, orientação, assistência e respostas a perguntas sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da União Europeia; promover activamente o debate sobre a União Europeia e as suas políticas; permitir às instituições europeias melhorarem a difusão da informação adaptada às necessidades locais e permitir ao público enviar reacções às instituições da União Europeia sob a forma de perguntas, opiniões e sugestões”, são os objectivos dos centros que contam com um apoio da Representação de 25 mil euros para o seu funcionamento, sendo previsível a atribuição de apoios extras para projectos a desenvolver.
Em Chaves, a candidatura para a criação do Centro de Informação foi da responsabilidade da ADRAT, que, como explicou ao Nosso Jornal, o secretário-geral da associação, António Montalvão Machado, “já há alguns anos tinha essa ambição”. “Já apresentamos uma candidatura há alguns anos atrás, mas só agora temos as condições necessárias nas novas instalações”, referiu o mesmo responsável, referindo que o Centro “Europe Direct” flaviense se localizará na sede da associação, mais exactamente no Edifício INDITRANS, no Parque Empresarial de Chaves.
Já com um funcionário com a formação necessária, o Centro “Europe Direct” deverá entrar em funcionamento no início do próximo ano, revelou o secretário-geral da ADRAT, sublinhando que a iniciativa vem de encontro com os objectivos da associação.
A ADRAT é uma agência de desenvolvimento criada, na década de 80, pelas principais instituições do Alto Tâmega, com vista ao “desenvolvimento da região de uma forma global, equilibrada e integrada”.
“Hoje, a associação agrega à sua volta autarquias, associações empresariais, cooperativas agrícolas, associações de produtores e outros importantes actores do Alto Tâmega, constituindo-se como um parceiro imprescindível para a promoção de um processo definitivo de desenvolvimento social e económico da região”, refere a ADRAT na sua página da Internet.




