Terça-feira, 12 de Maio de 2026
InícioBragançaNorte 2030 aprova 64,4 milhões de euros em investimento

Norte 2030 aprova 64,4 milhões de euros em investimento

Alguns dos projetos são da região, destaque para a melhoria das Piscinas Rosa Mota, em Sabrosa, a ampliação de infraestruturas municipais de abastecimento de água em Ribeira de Pena e o projeto empresarial “FACTORY PLAY | INDÚSTRIA 4.0”, em Bragança

-PUB-

De acordo com um comunicado da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), “no mês de abril, o Norte 2030 aprovou 62 operações, correspondentes a um investimento global de 64,4 milhões de euros, dos quais 36 milhões de euros são financiados por fundos europeus através do Programa Regional NORTE 2030”.

Destaque na área da CIM Douro, para a melhoria da eficiência energética das Piscinas Rosa Mota, em Sabrosa, com 583 mil euros de investimento, dos quais 267 mil euros são financiados pela União Europeia.

No Alto Tâmega e Barroso, foi aprovada a ampliação de infraestruturas municipais de abastecimento de água em Ribeira de Pena, com 998 mil euros que contam com um financiamento europeu de 107 mil euros.

Na CIM Terras de Trás-os-Montes, destaca-se o projeto empresarial “FACTORY PLAY | INDÚSTRIA 4.0”, em Bragança, com 300 mil euros de investimento que contam com financiamento europeu de 146 mil euros.

A CCDR-N destaca que “as operações aprovadas abrangem 47 beneficiários e refletem uma forte diversidade de áreas de intervenção, com destaque para inovação empresarial, regeneração urbana, infraestruturas tecnológicas e qualificação territorial”. As operações de âmbito regional (NUT II) representam cerca de 26,9% do investimento total aprovado no mês, correspondendo a 17,6 milhões de euros de investimento e 9,3 milhões de euros de financiamento NORTE 2030.

Relativamente a outros projetos na região no Norte, a maior operação aprovada em abril foi o projeto “Bio-MedTech Hub”, promovido pela IB – Agência para a Dinamização Económica, E.M., representando um investimento superior a 9,2 milhões de euros, destinado ao reforço das capacidades tecnológicas e de inovação. Já as operações enquadradas em instrumentos territoriais de âmbito intermunicipal (NUT III) representam cerca de 28 milhões de euros de investimento e 18,8 milhões de euros de financiamento europeu.

Na Área Metropolitana do Porto (AMP), destaca-se a requalificação do Espaço Público de Bom Pastor e Vale Formoso, no Porto, com 3,96 milhões de euros de investimento, com uma taxa de financiamento europeu de 85%. Na Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, a segunda fase do Centro Cultural Dr. Francisco Sanches – Museu de Braga, um investimento de 1,9 milhões de euros cofinanciado em 1,4 milhões de euros.

No Tâmega e Sousa, foi aprovado um milhão de euros de investimento com financiamento europeu a 85% para mobilidade ativa em Penafiel.

O Norte 2030 é o programa regional do Portugal 2030 para a região Norte, mobilizando fundos europeus para apoiar o desenvolvimento económico, social, ambiental e territorial da região.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS