“O último ano foi o melhor ano de sempre, o que mostra que o Núcleo Museológico de Favaios – Pão e Vinho é já um ponto de paragem obrigatória no nosso Concelho. Foi também a primeira vez que ultrapassamos os 20 mil visitantes, uma fasquia acima da qual nos queremos manter”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, José Paredes.
Nos últimos dois anos, setembro foi o mês em que o Núcleo Museológico recebeu mais pessoas, logo seguido dos meses de agosto e outubro. Em setembro de 2019, foi ultrapassada a fasquia das três mil entradas. Além dos visitantes portugueses, o Núcleo Museológico de Favaios – Pão e Vinho recebeu um elevado número de pessoas vindas do Reino Unido, Estados Unidos da América, Brasil, Alemanha, França, Alemanha, França, Canadá, Itália, Espanha, Porto Rico, Nova Zelândia, entre outros países, o que demonstra bem a diversidade da origem dos visitantes.
A vereadora da Cultura, Mafalda Mendes, adianta que “tem havido uma aposta em criar dinâmicas e promover atividades que atraiam os próprios Munícipes e também que envolvam os públicos mais novos”. O Serviço Educativo do Núcleo Museológico tem movimentado um elevado número de crianças do pré-escolar e de outros níveis de ensino, inclusive estrangeiros. Em muitos casos, a visita dos alunos é complementada com a passagem por uma padaria tradicional de Favaios, onde têm a oportunidade de pôr a “mão na massa” e provar o pão.
Inaugurado em julho de 2012, o Núcleo Museológico de Favaios – Pão e Vinho integra a Rede de Museus do Douro (MuD). O espaço dedica-se à interpretação interativa da história do vinho Moscatel e do Pão de Favaios, procurando valorizar os recursos locais e dar a conhecer as tradições e os processos associados a estes dois produtos de excelência que extravasam as fronteiras do concelho.
O espaço oferece ao visitante sensações visuais, olfativas e tácteis, complementadas com interatividade e projeções sobre os produtos, o concelho e a região. Além da exposição permanente, o equipamento recebe exposições temporárias e possui uma sala de provas e uma loja.
Núcleo Museológico de Favaios bateu recorde de visitantes
O Núcleo Museológico de Favaios - Pão e Vinho, situado no concelho de Alijó, voltou a bater o recorde de visitantes, no último ano. O equipamento cultural duriense registou cerca de 22 mil entradas durante 2019 e superou o número do ano anterior que ultrapassou os 18 mil visitantes.
APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.