No próximo domingo, pelas 11h00, será inaugurado o Núcleo Museológico do Ferreiro e do Ferrador, um novo espaço expositivo integrado no Museu da Memória Rural, localizado na aldeia de Seixo de Ansiães, no concelho de Carrazeda de Ansiães.
Este núcleo presta homenagem a dois ofícios fundamentais da história das comunidades rurais — o ferreiro e o ferrador — e “oferece ao visitante uma viagem pela história da metalurgia do ferro e pelo seu impacto na evolução da humanidade. O ferro, enquanto elemento transformador, está no centro de uma narrativa que cruza tecnologia, civilização e simbolismo popular”, revela a autarquia em comunicado.
A exposição combina artefactos originais, ferramentas tradicionais e recursos multimédia para recriar uma oficina tradicional de ferreiro, permitindo ao público compreender o funcionamento de uma forja e de um fole, entre outros elementos desta ancestral tecnologia.
Em destaque na exposição deste novo núcleo museológico, encontra-se um fole de grandes dimensões, cuidadosamente restaurado, que assume um papel central enquanto peça de elevado valor etnográfico.
O discurso museográfico deste novo núcleo do Museu da Memória Rural aborda também o imaginário popular associado ao ferro e às ferraduras, explorando simbologias, superstições, mitos e lendas que fazem parte da cultura rural.
O Núcleo do Ferreiro e do Ferrador oferece “uma experiência imersiva e educativa, reforçando a missão do Museu da Memória Rural em preservar, valorizar e divulgar os saberes e ofícios tradicionais das comunidades do concelho de Carrazeda de Ansiães”, sublinha a mesma nota.
A entrada é gratuita no dia da inauguração.