O «Dia da Diocese» é uma jornada pastoral destinada a desenvolver nos fiéis o espírito de diocese, recomendado pelo Concílio, isto é, a consciência de que os baptizados formam uma «comunidade de fé, animada pelo Espírito Santo, alimentada pela Palavra e pela Eucaristia e governada por um Bispo, na qual se manifesta a Igreja de Cristo, una santa católica e apostólica».
Das três comunidades cristãs fundamentais em que estamos inseridos – família, paróquia e diocese – a família é a mais natural, a paróquia é a mais próxima, a diocese é a mais rica teologicamente e a única que pode chamar-se «igreja». Durante séculos a paróquia não existiu e só se entende em comunhão estreita com o bispo diocesano, de quem o pároco é um «cooperador». Também a constituição da família cristã requer um pronunciamento do bispo acerca da liberdade dos noivos e da sua capacidade. Nas três comunidades o fiel católico deve ser um membro activo e não mero consumidor de actos ou serviços religiosos pontuais.
2 – Todos os anos há um tema específico a ser lembrado no «Dia da Diocese» e, por estarmos no Ano Paulino, o tema será «Paulo na Igreja e a Igreja em Paulo», havendo tarefas específicas para jovens e para adultos.
A equipa organizadora convida os pais a levarem consigo também os filhos pequenos, pois haverá pessoas e lugares escolhidos para cuidarem deles enquanto os adultos e os jovens se ocupam das tarefas que lhes estão destinadas.
3 – A liturgia prescreve para esse Domingo a solenidade obrigatória da Santíssima Trindade, devendo introduzir-se na «Oração Universal» uma intenção específica «Pela nossa Diocese de Vila Real, para que, unida ao seu Pastor e alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, seja entre nós sacramento de salvação e fermento de um mundo novo». Deste modo, mesmo aqueles fiéis que permaneçam nas suas paróquias viverão a Eucaristia em espírito diocesano
Excepcionalmente, os responsáveis políticos marcaram para esse dia «as Eleições Europeias». Por esse motivo, os cristãos eleitores deverão cumprir esse direito e dever nas suas terras antes de se deslocarem para Murça.
A celebração do Dia da Diocese deve ser vivido como uma oportunidade pastoral para a educação da fé católica.