“Em Boticas, o Partido Socialista (PS) não é capaz de se opor, não tem alternativa, já desistiu”, considerou Paulo Rangel, deputado europeu social-democrata que, no dia 23, marcou presença na apresentação dos candidatos laranja às juntas de freguesia e à autarquia barrosã.
Aquele concelho transmontano corre o risco de ser o município mais laranja do país, já que, das suas 16 freguesias 15 já estão ganhas por não apresentar outros candidatos a votos senão os do Partido Social Democrata (PSD).
A única freguesia que apresenta uma alternativa aos sociais-democratas é Dornelas, onde uma lista de independentes, encabeçados por Xavier Barreto, apresentou a sua recandidatura.
No que diz respeito à autarquia, além da recandidatura de Fernando Campos, entram na corrida autárquica Berta Santos, da CDU, António Rui Rodrigues, do CDS-PP, e António Fidalgo, do PS. “Trata-se de uma candidatura fantasma, de uma candidatura fantoche”, referiu Paulo Rangel sobre a lista socialista que é composta na sua maioria por pessoas de Montalegre.
Já Fernando Campos não vê a situação das juntas de freguesia como uma desistência do PS, mas sim com o reconhecimento de que o município “está em boas mãos” o que, consequentemente, traz uma maior responsabilidade à sua equipa. “A leitura que faço é que os militantes de Boticas do PS se revêem naquele que tem sido o nosso trabalho, por isso, em vez de terem uma posição de contestação, tiveram uma posição de participação”, considerou o autarca, mostrando–se aberto ao contributo de todas as forças partidárias na “persecução das políticas” de desenvolvimento do município.
O candidato garantiu que, apesar de confiantes na vitória, o partido apostou na renovação, apostou “em gente jovem”, o que é “bem visível nas listas apresentadas”.
Relativamente ao próximo mandato, que está praticamente garantido, correndo-se o risco de uma situação de “cinco – zero” no executivo autárquico, Fernando Campos explica que, tendo em conta que o concelho “está muito avançado em temos de infra-estruturação básica”, a grande aposta vai para o seu desenvolvimento económico e para a continuidade das políticas sociais de apoio aos idosos e aos mais jovens.
Também Montalvão Machado, candidato do PSD pelo distrito de Vila Real nas próximas eleições legislativas, marcou presença na cerimónia de apresentação de candidatos que reuniu no pavilhão multiusos botiquense cerca de 1500 pessoas. “Boticas serve de exemplo a todo o país”, considerou o social-democrata “consciente da vitória” no próximo dia 27.
Considerada já uma espécie de ‘talismã’ para os candidatos do PSD, tanto Paulo Rangel, como Fernando Campos, lembraram que “quem passa por Boticas em pré-campanha, ganha as eleições”.