Trabalha na área da contabilidade, mas a sua verdadeira paixão é a escrita. Já tem quatro livros editados, o último é um romance com uma vertente policial e tem como título “Ódio de Morte”, tendo sido lançado no Museu da Vila Velha. É uma história forte, onde as personagens retratam problemas cada vez mais comuns no tempo atual. Amor, ódio, morte, dramas, traições… são tudo “ingredientes” inseridos neste livro, que se destina, segundo a autora, “a todos que se identifiquem com ele, a todos num geral e à sociedade em que vivemos, que está longe de ser um paraíso”.
No seu espólio, podemos encontrar outros livros, como o romance “O destino assim o quis”, uma bonita história de amor entre um jovem pobre e uma menina rica e rebelde; um livro infantil “Sete Dias Sete Contos”, uma história para cada dia da semana; e “NicaJoaninha”, uma história real sobre a vida de uma menina de Vila Real que tem uma doença ultra rara, um livro solidário que escreveu para ajudar os pais da criança.
Ana de Carvalho pretende continuar a escrever e a mostrar a sua versatibilidade, essencialmente, livros que prendam os leitores e os façam querer ler mais, até porque ler “é um vício bom”.