Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
No menu items!

Ordenação de um Diácono e Instituição de dois Leitores

«Os seminários não celebram o fim do ano académico nem a bênção das pastas nem fazem a queima das fitas, mas sim a Ordenação dos que vão servir a Igreja e o povo», disse o senhor Bispo no Domingo passado na Sé catedral. E prosseguiu: «O ministério da Palavra é comum aos três e constitui um desafio pastoral actualíssimo». O prelado falava na homilia da Ordenação de um seminarista e na Instituição de outros dois no ministério dos Leitores, todos candidatos ao Sacerdócio.

-PUB-

A celebração decorreu na tarde do primeiro Domingo de Julho, o dia oficial das Ordenações na Diocese. Foi ordenado Diácono Ivo Diogo Coelho, natural de Vreia de Jales, Vila Pouca de Aguiar, e foram instituídos Leitores Adão Filipe Macedo de Moura, natural de Viade de Baixo, Montalegre, e Carlos Manuel Dias Rúbens, natural de Ribeira de Pena.

Presidiu o Bispo diocesano, D. Joaquim Gonçalves, e concelebraram o Bispo Coadjutor, D. Amândio Tomás, o Bispo Eleito Auxiliar de Braga, D. Manuel Linda, o Vigário Geral, Dr. António Castro Fontes, o Reitor do Seminário do Porto, alguns Arciprestes e vários párocos. Presentes ainda três Diáconos Permanentes e os seminaristas condiscípulos do Porto que asseguraram o canto litúrgico.

A Sé não estava cheia, em virtude de não haver ordenação de presbíteros, mas somente os familiares e pessoas da paróquia se origem dos candidatos.

Na homilia, o presidente lembrou que «os Seminários não celebram o fim do ano académico nem bênção das pastas nem queima das fitas. O estudo da Teologia é para nós um meio e não um fim. O conhecimento científico e a cultura teológica são indispensáveis, mas não se identificam com o ministério da Palavra. Este nasce da fé, como dizem os textos da Ordenação que vamos ouvir daqui a momentos, pelo que é fundamental que o candidato a Ordens sacras seja homem de oração ao mesmo tempo que é homem de estudo, estude sempre para rezar e pregar».

Mais adiante, a partir dos textos do Domingo, lembrou que «as atitudes fundamentais do ministério da Palavra são a fortaleza interior de Ezequiel, e a humildade ministerial de Paulo, prolongadas e sublimadas ambas na atitude de Jesus em Nazaré». Citou expressamente o exemplo do Papa que fala aos cristãos, aos políticos e aos seguidores de outras religiões quando o convidam para actos públicos, como fez na Alemanha, na Palestina, na Jordânia, e menospreza a teimosia de alguns que teimam em minar o seu ministério pelo facto de ser um intelectual, como se isso fosse um defeito! «Conhecimento, Humildade e Fortaleza, pode ser o lema do ministro da Palavra nos tempos actuais».

Estendeu essa reflexão aos catequistas e professores, ali presentes, no exercício do seu trabalho catequético com as crianças e jovens: saber, rezar, agir.

No rito de Instituição e de Ordenação faz a apresentação oficial dos candidatos e o pedido canónico o Dr. Abel Canavarro, padre da Diocese que acompanha os seminaristas no Seminário do Porto e lecciona na Faculdade de Teologia.

No final da celebração D. Joaquim animou a assembleia a viver o Ano Sacerdotal e dirigiu uma palavra de saudação a D. Manuel Linda que concelebrou pela primeira vez após a divulgação da notícia da sua eleição episcopal: «é preciso ter mais paciência ainda que como Reitor do Seminário».

Seguiu-se a habitual refeição no Seminário para os padres, seminaristas e familiares.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS