Sábado, 2 de Julho de 2022

Parceria permite maior investimento nas estruturas de apoio e segurança

A Volta a Trás-os-Montes e Alto Douro em Bicicleta que, este ano, se realiza entre os dias 21 e 24 de Junho, encontrou uma parceria de peso, o Centro Comercial Dolce Vita Douro que financiará cerca de 40 por cento do orçamento da prova, o que permitirá um maior investimento ao nível da segurança e […]

A Volta a Trás-os-Montes e Alto Douro em Bicicleta que, este ano, se realiza entre os dias 21 e 24 de Junho, encontrou uma parceria de peso, o Centro Comercial Dolce Vita Douro que financiará cerca de 40 por cento do orçamento da prova, o que permitirá um maior investimento ao nível da segurança e das várias estruturas de apoio.

“Esta nova parceria permite que melhoremos o nível da segurança, na meta, no pódio e no sistema de radiocomunicação, entre outras estruturas”, explicou Basílio Angélico, Presidente da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real, adiantando que os serviços serão garantidos pela Fullsport, uma empresa que já cobre 75 por cento dos eventos de Ciclismo, em Portugal.

Além da novidade, ao nível da organização, a XXI Volta a Trás–os-Montes tem outra particularidade: a ausência da equipa do Benfica que, como explicou o mesmo dirigente associativo, por se ter inscrito como equipa profissional internacional, não pode participar em competições de carácter nacional.

“Estamos a tentar contornar esta regra, estabelecida pela União Ciclista Internacional, para que, talvez, no próximo ano, a equipa volte a participar não só na Volta a Trás-os-Montes mas, também, noutras provas nacionais. Uma equipa como o Benfica faz falta às organizações”, referiu Basílio Angélico.

Na Volta vão participar 11 equipas, somando 90 atletas que percorrerão um total de 500 quilómetros, atravessando a região transmontana e passando por quatro distritos.

As primeiras pedaladas da prova vão ser dadas, exactamente, junto ao Centro Comercial Dolce Vita Douro, com a realização de um prólogo, pelas 20 horas do dia 21. Um percurso de sete quilómetros que os ciclistas disputarão no sistema de séries, o que traz, desde logo, muita emoção, às primeiras horas de velocidade.

No dia 22, realizar-se-á a primeira etapa da prova, ligando Chaves a Bragança, num total de 159 quilómetros, com passagem por Vila Pouca de Aguiar, Carrazedo de Montenegro, Valpaços e Vinhais, terminando em Bragança, na Avenida das Forças Armadas, com a meta montada junto ao Hotel Ibis.

“Este é um itinerário muito exigente que vai contar já com duas contagens do Prémio da Montanha”, referiu Basílio Angélico.

Apesar das dificuldades do primeiro dia, a Volta terá a sua “etapa-rainha” no sábado (dia 23), altura em que os ciclistas partirão, ao meio-dia, de Vinhais, estando prevista a chegada à Meda, pelas 16.20 horas, depois de 160 quilómetros percorridos.

“Esta deverá ser a etapa mais difícil, porque tem muita montanha”, sublinhou o Presidente da Associação Regional de Ciclismo, lembrando que, com um final de oito quilómetros de subida, esta etapa “pode ser vital, para o sucesso dos atletas, ao nível de resultados finais”.

A terceira e última parte da prova ligará Meda a Santa Marta de Penaguião, com um primeiro troço, durante a manhã de Domingo, e um segundo a ligar o concelho penaguiota à capital de distrito, com a chegada a Vila Real prevista para as 17 horas, sendo de realçar que a meta será montada junto à Barragem do Alvão, em pleno Parque Natural.

De registar a presença da equipa de Tourencinho (concelho de Vila Pouca de Aguiar), “Skoda/Irmãos Leite/ACRTX, uma das inscritas na prova, com quatro ciclistas, sendo dois deles estreantes (Carlos Martins e Nuno Miranda) e dois repetentes (os irmãos Carlos e Ricardo Lameira) que já correram esta prova, integrados noutras equipas, em edições anteriores. Segundo um dos elementos desta equipa, “os objectivos passam por concluir todas as etapas e chegar ao último dia de prova com a melhor classificação possível, de modo a dar aos patrocinadores a notoriedade devida”.

Estão ainda inscritas as equipas L.A. MSS Maia (que integra o ciclista Bruno Pires, vencedor da edição de 2006), Liberty Seguros (Cândido Barbosa e Nuno Ribeiro), Riberalves Boavista (Tiago Machado), Barbot Halcon (Claus Moller), Fercase Rota dos Móveis (Joaquim Andrade), Vitória ASC e Madeinox Bric Loulé; de Espanha, virá a equipa Extremadura Spiuk. Quanto às equipas amadoras e Sub-23 estarão, para além da Skoda Irmãos Leite ACRTX de Tourencinho, a Casactiva Quinta das Arcas e a ERA SIPER Mortágua.

João Teixeira, Administrador do Dolce Vita Douro, adiantou que, em simultâneo com a Volta, estarão patentes no Centro Comercial vila-realense duas exposições fotográficas. “Uma das exposições mostra a história do Ciclismo e foi elaborada pelo Museu de Caldas da Rainha; a outra pretende ser uma homenagem à organização da Volta e aos seus 20 anos de história”, explicou o mesmo responsável.

“Começámos a namorar esta parceria, há três anos. No ano passado, já patrocinámos a camisola amarela e, este ano, resolvemos envolver-nos ainda mais”, recordou João Teixeira, explicando que o Centro Comercial tem como objectivo participar, activamente, na vida da região, apostando não só na vertente desportiva (sendo de realçar que o Dolce Vita Douro dá já apoio a uma equipa de Basquetebol e a outra de Futsal), mas, também, ao nível cultural, constituindo-se como o principal mecenas do Teatro de Vila Real.

 

Maria Meireles

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.