Está organizada por catecismos e em pequenos grupos. Acontece uma vez por semana e tem uma duração de aproximadamente 40 minutos. Atualmente há 26 grupos a funcionar, desde o 1º ao 10º catecismo.
As crianças com o seu catequista entram semanalmente, através do telemóvel ou do computador, na sala virtual, para o encontro de catequese que está a ser participado também por alguns pais.
A iniciativa surgiu “devido às circunstâncias que estamos agora a viver. E como queremos dar continuidade ao encontro semanal, só é possível através destes meios. Uma ideia que surgiu da coordenadora da catequese paroquial e que foi muito bem acolhida por todos os catequistas. E eu, da minha parte, estou mesmo encantado que ela vá por diante”, conta o pároco de Santa Maria Maior, em Chaves.
Na paróquia estão inscritos na catequese presencial cerca de 600 crianças e adolescentes. Para a catequese online já se inscreveram 345 crianças e adolescentes.
Nesta dinâmica estão envolvidos cerca de 50 catequistas, entre os que fazem a catequese online aos diversos grupos e os que apoiam no contacto com as famílias.