A abertura destas jornadas culturais está agendada para o dia 3, quinta-feira, e é da responsabilidade do padre Basileu Pires, presidente do Centro Cultural de Balsamão.
Partindo do tema geral, no segundo dia têm lugar várias reflexões, das quais se destacam “a procura de Deus nos escritores transmontano-durienses”, com a professora Raquel Mariano, “Quem é Miguel Torga?”, pelo professor e escritor Bernardino Henriques, “A lenda de Balsamão”, por Fernando Andrade Lemos e José António Silva, do Centro Cultural Eça de Queirós, e “O Poeta António Cabral”, com o advogado Albino Matos.
No dia 5 de outubro as jornadas deslocam-se para Mogadouro e destacam-se os temas “Literatura popular mirandesa” e “Produção literária de Campos Monteiro”.
No último dia, destaque ainda para as “Relações de Vicente Risco com a Cultura e os Intelectuais Portugueses” e “Balsamão na Literatura”, para a escolha do tema da jornadas 2020, bem como para o encerramento da edição deste ano pelo presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.