Na sede da Associação de Municípios do Vale do Douro Sul, em Lamego, esteve o Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, presidindo à cerimónia de lançamento de algumas das mais importantes obras públicas na história do Douro Sul: uma nova barragem, uma nova estação de tratamento de águas (ETA) e 138 quilómetros de novas condutas que, a partir de 2008, vão garantir o abastecimento domiciliário de água aos 91.640 habitantes dos concelhos de Cinfães, Resende, Lamego, Tarouca, Castro Daire e Vila Nova de Paiva. A cerimónia contou, também, com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Associação de Municípios do Vale do Douro Sul e do Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, bem como a do Presidente do Conselho de Administração da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, Alexandre Chaves.
Representando um investimento de 31,3 milhões de euros (entre construções, terrenos, projectos e fiscalização), o novo sub-sistema de abastecimento de água do Balsemão – integrado no Sistema Multimunicipal de Trás-os-Montes e Alto Douro – vai ter origem na albufeira que a nova Barragem de Pretarouca criará, no Rio Balsemão. Uma albufeira com a área de 43,40 hectares que permitirá armazenar mais de 3 milhões de metros cúbicos de água e que transformará a paisagem da freguesia de Pretarouca.
A barragem é uma das três empreitadas fundamentais necessárias à edificação deste novo sub-sistema de abastecimento de água ao Vale do Douro Sul. A sua construção foi consignada, após concurso publico internacional, ao consórcio Teixeira Duarte, S.A. / MonteAdriano, S.A,. pelo preço total de 9.659.589,00€. A obra tem um prazo de execução de 456 dias e será co-financiada pela União Europeia, com 81% do valor do investimento.
Por sua vez, a ETA do Balsemão foi projectada para tratar um caudal de 19 872 m³/dia, necessário para servir as populações abrangidas por este Sub-Sistema. A empreitada foi consignada, após concurso público internacional, ao consórcio FDO / ACA, / PRIDESA, pelo preço total de 5.754.530,10 €. A obra tem um prazo de execução de 492 dias e será co-financiada pela União Europeia, com 81% do valor do investimento.
Fundada em 1997, a Associação de Municípios do Douro Sul é constituída pelos 10 concelhos do Norte do distrito de Viseu: Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, Sernancelhe, S. João da Pesqueira, Tabuaço e Tarouca. O seu primordial objectivo é o desenvolvimento de projectos intermunicipais, nomeadamente nas áreas do abastecimento de água e a recolha de resíduos sólidos urbanos.