Sábado, 2 de Julho de 2022

Pedro Silva Pereira no lançamento de várias obras na Associação de Municípios do Douro Sul

Na sede da Associação de Municípios do Vale do Douro Sul, em Lamego, esteve o Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, presidindo à cerimónia de lançamento de algumas das mais importantes obras públicas na história do Douro Sul: uma nova barragem, uma nova estação de tratamento de águas (ETA) e 138 quilómetros de novas condutas […]

Na sede da Associação de Municípios do Vale do Douro Sul, em Lamego, esteve o Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, presidindo à cerimónia de lançamento de algumas das mais importantes obras públicas na história do Douro Sul: uma nova barragem, uma nova estação de tratamento de águas (ETA) e 138 quilómetros de novas condutas que, a partir de 2008, vão garantir o abastecimento domiciliário de água aos 91.640 habitantes dos concelhos de Cinfães, Resende, Lamego, Tarouca, Castro Daire e Vila Nova de Paiva. A cerimónia contou, também, com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Associação de Municípios do Vale do Douro Sul e do Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, bem como a do Presidente do Conselho de Administração da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, Alexandre Chaves.

Representando um investimento de 31,3 milhões de euros (entre construções, terrenos, projectos e fiscalização), o novo sub-sistema de abastecimento de água do Balsemão – integrado no Sistema Multimunicipal de Trás-os-Montes e Alto Douro – vai ter origem na albufeira que a nova Barragem de Pretarouca criará, no Rio Balsemão. Uma albufeira com a área de 43,40 hectares que permitirá armazenar mais de 3 milhões de metros cúbicos de água e que transformará a paisagem da freguesia de Pretarouca.

A barragem é uma das três empreitadas fundamentais necessárias à edificação deste novo sub-sistema de abastecimento de água ao Vale do Douro Sul. A sua construção foi consignada, após concurso publico internacional, ao consórcio Teixeira Duarte, S.A. / MonteAdriano, S.A,. pelo preço total de 9.659.589,00€. A obra tem um prazo de execução de 456 dias e será co-financiada pela União Europeia, com 81% do valor do investimento.

Por sua vez, a ETA do Balsemão foi projectada para tratar um caudal de 19 872 m³/dia, necessário para servir as populações abrangidas por este Sub-Sistema. A empreitada foi consignada, após concurso público internacional, ao consórcio FDO / ACA, / PRIDESA, pelo preço total de 5.754.530,10 €. A obra tem um prazo de execução de 492 dias e será co-financiada pela União Europeia, com 81% do valor do investimento.

Fundada em 1997, a Associação de Municípios do Douro Sul é constituída pelos 10 concelhos do Norte do distrito de Viseu: Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, Sernancelhe, S. João da Pesqueira, Tabuaço e Tarouca. O seu primordial objectivo é o desenvolvimento de projectos intermunicipais, nomeadamente nas áreas do abastecimento de água e a recolha de resíduos sólidos urbanos.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.