Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2024
No menu items!

Pena suspensa para polícia condenado por abuso de poder

O agente da PSP foi detido em outubro de 2020, no âmbito da operação “Ibéria”, onde foram detidas 52 pessoas, mas apenas 15 chegaram a julgamento. Só dois arguidos foram condenados a penas efetivas de prisão

-PUB-

Basílio Monteiro, de 48 anos, agente da PSP em Chaves, foi condenado a um ano e seis meses de prisão, com pena suspensa, pelo crime de abuso de poder, depois de ter alterado a acusação inicial de tráfico de armas.

Na altura da detenção, o polícia desempenhava funções no núcleo de armas e explosivos da PSP de Chaves.

O coletivo de juízes do Tribunal de Vila Real decidiu desqualificar os crimes imputados ao polícia, passando para abuso de poder ao invés da prática, em concurso efetivo, de um crime de tráfico e mediação de armas e de um crime de corrupção passiva, que eram inicialmente apontados pelo Ministério Público.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS