Perto de uma centena de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Vila Real, Bragança e Braga participaram, no dia 29, numa acção de fiscalização que levou a detenção de três pessoas e ao registo de quase 30 infracções e autos de contra-ordenação.
A operação decorreu entre as 11h00 e as 5h00 em vários pontos das cidades de Vila Real e Chaves, sendo que, na capital de distrito, contou com uma forte incidência na zona do Pioledo, onde, segundo testemunhas que estiveram no local, os agentes obrigaram a dispersão das pessoas que se encontrava no exterior dos bares assim que estes encerraram, às 2h00.
Em Vila Real participaram 45 homens do comando vila–realense, apoiados por 16 elementos do comando vizinho de Braga, tendo sido detido um indivíduo por conduzir com a carta apreendida, o que constitui um caso de “desobediência qualificada”.
Foram ainda registadas uma infracção por excesso de velocidade, uma por condução sob o efeito do álcool (com o condutor a apresentar uma taxa de 0,63 por cento de álcool no sangue), uma por falta de cindo de segurança e outra por falta de documentos.
Foi apreendido um automóvel por alteração das características da viatura em relação à documentação e “uma pequena porção de haxixe”, revelou fonte da PSP de Vila Real.
No âmbito da acção de fiscalização, que foi acompanhada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, foram levantados quatro autos em dois dos estabelecimentos de diversão nocturna.
No que diz respeito a Chaves, de destacar a detenção de um indivíduo por “usurpação de direitos de autor” e outro por permanência ilegal no país.
Levada a cabo por 43 homens, 27 dos quais do comando distrital e 16 provenientes de Bragança, foram também levantados em Chaves 12 autos por excesso de velocidade, dois por excesso de álcool e outros dez “por motivos diversos”, referiu a mesma fonte.
Tanto quanto o Nosso Jornal conseguiu apurar, a acção de fiscalização foi agendada aleatoriamente, constituindo-se como mais uma acção esporádica da PSP, no entanto, há a realçar a coincidência de ter sido realizada dois dias antes da entrada em funções do novo responsável pelo Comando Distrital, Vítor Sousa.