Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025
No menu items!
Vila RealPJ detém em Vila Real homem de 30 anos por incitamento ao ódio

PJ detém em Vila Real homem de 30 anos por incitamento ao ódio

A Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCTE) da Polícia Judiciária (PJ) deteve em Vila Real, fora de flagrante delito, um homem de 30 anos, luso-brasileiro, por alegadamente ter cometido crimes de incitamento ao ódio e ameaça de morte de uma jornalista brasileira residente em Portugal.

-PUB-

Um cidadão luso-brasileiro, de 30 anos, foi detido por alegadamente ter cometido crimes de incitamento ao ódio, “fortemente indiciado de ter difundido nas redes sociais uma publicação na qual incita à violência contra um grupo de pessoas de nacionalidade estrangeira”, esclareceu em comunicado a PJ.

No mesmo documento, a PJ esclarece que a UNCTE deteve em Vila Real, fora de flagrante delito, um homem “com antecedentes policiais por crimes de discriminação e incitamento ao ódio e à violência”. Foram ainda, apreendidos “vastos elementos de prova relativos ao seu radicalismo ideológico”.

Na publicação nas redes sociais, o suspeito “oferece como recompensa um apartamento no centro de Lisboa a quem realizasse um massacre e exterminasse determinados cidadãos estrangeiros e um bónus adicional de 100 mil euros a quem atentasse contra a vida de uma jornalista brasileira que trabalha em Portugal”, acrescenta a PJ.

A  publicação tornou-se viral, “com enorme repercussão e alarme social, afetando gravemente o sentimento de tranquilidade, de segurança e da paz pública, gerando a indignação e o repúdio em vários quadrantes”.

No comunicado, a PJ esclarece que, apesar de ter sido detido no distrito de Vila Real (norte), o suspeito será ouvido esta quarta-feira “em primeiro interrogatório judicial em Lisboa, para aplicação de medidas de coação, que podem ir até à prisão preventiva”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS