Segunda-feira, 4 de Julho de 2022

Plano estratégico para o concelho

No seguimento da estratégia definida pela Câmara Municipal do Peso da Régua para a elaboração de um Plano Estratégico para o concelho, a “Quartenaire-Portugal”, empresa responsável pela elaboração do mesmo, fez, recentemente, a apresentação da metodologia de trabalho adoptada. A elaboração do Plano Estratégico para Peso da Régua resulta da convicção de que é necessário […]

No seguimento da estratégia definida pela Câmara Municipal do Peso da Régua para a elaboração de um Plano Estratégico para o concelho, a “Quartenaire-Portugal”, empresa responsável pela elaboração do mesmo, fez, recentemente, a apresentação da metodologia de trabalho adoptada.

A elaboração do Plano Estratégico para Peso da Régua resulta da convicção de que é necessário entender e actuar sobre as próprias condições sócio-económicas do desenvolvimento concelhio e não apenas sobre as suas consequências ou manifestações, de que são exemplo, o desemprego, a segregação social, o declínio económico, entre outros.

Por outro lado, a Autarquia está consciente de que, nesta altura, na componente da gestão dos investimentos, as tarefas que assumem um carácter extraordinário, residem na preparação dos projectos a candidatar aos financiamentos do próximo Quadro Comunitário de Apoio, na co-gestão da parceria público-privada de âmbito municipal, na gestão de projectos e sistemas à escala intermunicipal.

O ponto de partida para o futuro é, naturalmente, a realidade presente, com todas as suas limitações e potencialidades. Contudo, é importante que através do Plano de Acção se consiga superar as limitações identificadas, mas também antecipar um conjunto de mudanças estratégicas, que permitam lançar as bases de um desenvolvimento sustentado para Peso da Régua.

A intervenção que a Autarquia pretende exige uma condição: a de uma forte mobilização de todos os parceiros locais necessários à realização das políticas propostas. É dentro desta perspectiva que o planeamento estratégico pode ganhar força, constituindo uma condição indispensável para qualquer concelho que queira construir o seu futuro. Estes parceiros foram convidados a estar presentes na sessão pública de apresentação dos eixos de acção da “Quartenaire”, com o objectivo de tomarem consciência da importância cabal do papel que cada um pode desempenhar no contexto geral de recuperação da estrutura identitária do concelho. Neste sentido, a Autarquia considera terem sido dados passos importantes para que possa ser feito um trabalho conjunto.

O final do mês de Junho é a data prevista para a apresentação do diagnóstico que permitirá dar um rumo ao caminho a seguir, ao que se seguirá a elaboração do Plano de Acção. O papel que Peso da Régua virá a desempenhar no futuro decorrerá em boa medida das opções que vierem a ser assumidas no âmbito do trabalho que está a ser feito.

Peso da Régua possui uma posição importante no quadro da estratégia e do processo de desenvolvimento, de qualificação e de reforço da competitividade da região do Douro, quer pela sua situação geográfica, quer pela presença de inúmeras actividades que integram o sector da vitivinicultura, principal sector económico da região, quer ainda pela importância estratégica da cidade do Peso da Régua, na consolidação de um sistema urbano policêntrico na região do Douro, que é determinante para a sua sustentabilidade económica, social e territorial.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.