Os participantes criaram e distribuíram folhetos informativos junto da população, alertando para os riscos de incêndio rural que nesta época do ano são mais elevados, assim como avisou as populações sobre as atuais medidas de prevenção e autoproteção e segurança.
Os jovens voluntários alertaram ainda, para os efeitos que a seca extrema provoca na sociedade e no ambiente, e na consequente falta de água para abastecer as populações. Sensibilizam as pessoas a reduzir o consumo de água, mostrando regras simples para o seu uso racional e adequado, por forma a diminuir a dificuldade ou até, combater a impossibilidade de fazer chegar a água às nossas habitações, campos agrícolas, comércio ou indústria.
O município de Murça realiza, novamente, em parceria com o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, e com a colaboração de outras instituições, a iniciativa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, no qual inúmeros jovens de todo o concelho, executam ações de âmbito Florestal e ambiental.