Às 22 horas em ponto, pessoas assomaram às janelas e varandas juntando-se numa salva de palmas de alguns minutos. A corrente ganhou força nas redes sociais, ao longo do dia de ontem e, à noite, um pouco por todo o país, os portugueses fizeram-se ouvir.
A mensagem que havia circulado durante o dia apelava a “uma corrente de esperança e energia dedicada a todos os profissionais de saúde que trabalham em todo o país” para ajudar “a ultrapassar este desafio enorme”.
Com símbolos de corações, palmas, mãos abençoadas e a etiqueta #somostodosSNS, fomos todos convocados “à janela, à varanda” e onde mais pudéssemos.
Unidos face ao tal “desafio” – chamado Covid-19 – que colocou o país e o mundo em estado de alerta, com trancas à porta, ruas vazias, escolas fechadas, empresas e trabalhadores em teletrabalho, contactos mínimos.
A VTM estava na rua no momento da homenagem e foi fácil perceber que os vila-realenses se associaram a esta causa. Durante alguns minutos, e um pouco por toda a cidade, foram muitas as pessoas que aplaudiram os profissais de saúde pelo trabalho que têm feito no combate ao Covi-19.