InícioBoticasPraça do Município e Jardim do Toural vão ganhar nova vida

Praça do Município e Jardim do Toural vão ganhar nova vida

A Praça do Município e o Jardim do Toural, no largo do Conde de Vila Real, dois espaços de referência no centro de Boticas, vão ser alvo de uma profunda requalificação, num investimento global que ronda os dois milhões de euros, comparticipado por fundos comunitários.

Os projetos foram apresentados publicamente, numa sessão que, segundo o presidente da câmara, Guilherme Pires, deixou o executivo particularmente satisfeito. “Houve quase uma unanimidade na sala. As pessoas gostaram bastante e foram muito interventivas”, afirmou, considerando que a intervenção representa uma oportunidade para “fazer obras, modernizar e criar um atrativo turístico” para o concelho.

Na Praça do Município, a intervenção contempla a substituição do pavimento, a demolição do atual espelho de água e a criação de novos patamares de transição. A zona envolvente será igualmente reorganizada, com novos percursos, áreas de permanência e contemplação, espaços verdes, zonas de descanso e uma ligação mais articulada aos elementos patrimoniais existentes, como a Porta Carral, o Guerreiro Calaico, o espigueiro e a escultura alusiva ao favo de mel. Este é, aliás, um elemento presente em ambas as intervenções deste projeto.

No Jardim do Toural, o projeto prevê novos percursos e melhores acessibilidades, mantendo a vegetação existente e introduzindo novas espécies autóctones. A intervenção procura, segundo Guilherme Pires, tornar o espaço “mais atrativo e mais funcional”, sem colocar em causa os carvalhos centenários, que garantiu aos botiquenses presentes serem para manter.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

ou compre apenas este artigo:

Comprar este artigo — 1,00€
Se já é PREMIUM, Aceda à sua conta em

-PUB-


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO