A taxa em questão vai permitir aos condutores estacionar no parque anexo à praia, mas será aplicada já numa fase mais tardia da época balnear.
“Vamos aplicar esta taxa numa fase tardia do verão, em finais de julho, início de agosto”, indica Benjamim Rodrigues, presidente da autarquia, explicando que “haverá um parquímetro para ter acesso ao parque. Vai ser um euro por cada viatura, em toda a zona envolvente das praias”.
Para já, esta taxa vai ser aplicada apenas na Praia da Ribeira, “que é a mais congestionada e que tem mais visitantes”, revela o presidente, esperando que, desta forma, se consiga “regularizar o trânsito e, ao mesmo tempo, criar uma consciência de sustentabilidade ambiental”.
A medida, garante Benjamim Rodrigues, “é urgente”, devido aos problemas que têm surgido a nível do estacionamento, fruto dos 400 mil visitantes por época balnear.
“Esta é uma forma de disciplinar o trânsito e iremos negociar terrenos, para a construção de outros estacionamentos, ligeiramente mais distantes. O estacionamento é muito desordeiro, as pessoas estacionam em qualquer lugar, na estrada, nos terrenos que não são propriedade da câmara e isso é muito desagradável para os proprietários. O que se pretende é que haja mais ordenamento”, frisa o autarca.
O valor arrecadado vai ser usado para a manutenção do espaço.