Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
No menu items!

Prémio anunciado por Ascenso Simões, na UTAD

Na Sessão de Abertura da “Semana Florestal 2002, na UTAD, esteve presente o Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Ascenso Simões. Entre várias informações, de grande importância para os alunos daquela valência da Universidade transmontana, o governante anunciou a instituição de um prémio ao melhor aluno de Ciências Florestais, incentivando o espírito […]

-PUB-

Na Sessão de Abertura da “Semana Florestal 2002, na UTAD, esteve presente o Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Ascenso Simões. Entre várias informações, de grande importância para os alunos daquela valência da Universidade transmontana, o governante anunciou a instituição de um prémio ao melhor aluno de Ciências Florestais, incentivando o espírito criador dos jovens, num domínio cada vez mais competitivo.

Ascenso Simões, Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, anunciou, na Segunda-feira, na abertura da Semana Florestal 2008, na UTAD, que o Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas vai atribuir, já este ano, o Prémio Eng.º Moreira da Silva que vai contemplar o melhor aluno finalista nas Ciências Florestais, em Portugal.

Esta iniciativa do Ministério visa motivar os recursos humanos, com capacidade empreendedora, para enfrentar as exigências do sector florestal, incorporado no mercado global e, cada vez mais, competitivo.

Para o governante, este prémio é uma aposta no futuro, na capacidade técnica dos jovens licenciados e no desenvolvimento do espírito inovador.

“Vamos fazer um esforço, para voltarmos a ver a terra como um sector preponderante, para o desenvolvimento de produtos com qualidade. Temos que reunir esforços, no sentido de valorizar o sector primário, onde deve haver investimento, emprego qualificado e onde as pessoas que teimam em resistir neste sector tenham condições para explorar a sua actividade”, sustenta o Secretário de Estado.

O prémio terá um valor pecuniário e o vencedor verá a publicada a monografia que ele próprio irá desenvolver, para a finalização do seu curso.

Outra novidade, anunciada para os alunos das Ciências Florestais, é a “Universidade de Verão” que começará a funcionar, ainda este ano. Terá como principal objectivo reforçar o envolvimento dos estudantes do sector da Floresta. Durante o Verão, os alunos terão a possibilidade de estagiar nos diferentes serviços da Administração Florestal, em projectos dinâmicos e inovadores. Desta forma, alargam a sua base de conhecimentos e ganham experiência de trabalho, como salienta Ascenso Simões: “É mais uma motivação, para os alunos. A Direcção Geral dos Recursos Florestais vai receber grupos de alunos, para que estes possam conjugar o conhecimento adquirido com a realidade prática”.

Questionado sobre a falta de saídas profissionais dos alunos desta área, o elemento do Governo referiu que o Estado, em parceria com as Câmaras Municipais, fez um grande investimento, para aumentar a empregabilidade: “Foram canalizados investimentos na criação dos Gabinetes Técnicos Florestais que empregou muitos engenheiros. Por outro lado, a indústria está a fazer grandes investimentos, como o que foi anunciado, na semana passada, pelo Primeiro-Ministro, de 550 milhões de euros, no âmbito da Portucel. É preciso não esquecer que as Zonas de Intervenção Florestal vão necessitar de gestores de área, para aliar a técnica à realidade produtiva”, afirmou o Secretário de Estado.

A mensagem deixada pelo governante é de esperança, para os alunos das Ciências Florestais, uma vez que o sector da Floresta e do Desenvolvimento Rural tem vindo a ganhar espaço, no contexto global da própria actividade agrícola.

A Semana Florestal da UTAD continua, até ao dia 15. Os visitantes poderão encontrar uma exposição de mil cartazes sobre as florestas de 43 países, as organizações internacionais, o primeiro cartaz português de temática florestal, este de 1909. Podem aproveitar, ainda, a “Feira do Livro Técnico Florestal”, com uma larga representação de publicações sobre Florestas, Conservação da Natureza e Ambiente. Tudo isto no edifício de Ciências Florestais.

 

Márcia Fernandes

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS