Domingo, 8 de Setembro de 2024
No menu items!

Prémio e castigo

MARÍTIMO, 1 | CHAVES, 1

-PUB-

Um autogolo de Rodrigo Borges no último minuto da compensação ditou um empate entre Marítimo e Chaves. O resultado acaba por ser um justo prémio para a crença e o acreditar dos “Valentes Transmontanos” e um castigo para os insulares que, após estarem em vantagem, limitaram-se a defender a mesma, embora em parte por culpa da reação dos comandados de Marco Alves.

A etapa inicial decorreu sobre a nota de equilíbrio, apesar dos insulares terem tido mais iniciativa e mais posse de bola. A primeira grande oportunidade de golo foi dos transmontanos com Ktatau (11’) a cabecear ao lado quando tinha a baliza à sua mercê depois de um grande cruzamento de Kiko. A reação madeirense surgiu num remate de Fransérgio (17’) ao lado, mas muito perto da baliza. Os insulares continuaram por cima, mas a baliza flaviense raramente foi colocada em perigo, as exceções eram os lances de bola parada, onde a formação da casa tem demonstrado ser bastante forte. Contudo, os transmontanos foram anulando todas as iniciativas.

Ao intervalo, o treinador Fábio Pereira lançou o jovem Martim Tavares e o jogo mudou de figurino. A entrada dos Leões da Almirante Reis foi forte, empurrando os transmontanos para o seu terço defensivo. O efeito da substituição começou a sentir-se aos 54 minutos, num cabeceamento de Martim Tavares à trave no seguimento de um cruzamento de Fábio China. Apenas dois minutos volvidos, o capitão do Marítimo, em boa posição, rematou ao lado. O golo que se anunciava aconteceu por Martim Tavares, num desvio de cabeça em que os centrais do Chaves não ficam isentos de responsabilidades.

Em desvantagem, o treinador flaviense operou uma tripla alteração e o jogo passou a desenrolar-se virado para a baliza do Gonçalo Tabuaço. Agora, era a vez do Marítimo sentir dificuldades em sair da sua zona defensiva. As situações de perigo começaram a surgir. Carraça (64’) teve tudo para fazer a igualdade, mas acertou mal na bola. Katatu (83’) viu um cruzamento remate ser desviado pelo guarda-redes para o poste. O central Tounkara, que entrou para ponta-de-lança perante a escassez de opções, obrigou Gonçalo Tabuaço (93’) a intervenção corajosa. No seguimento do lance, a insistência dos flavienses foi compensada com o autogolo.

O jovem árbitro de Lisboa foi contestado pelos insulares por uma alegada mão de Vasco Fernandes momentos antes do golo da igualdade. Dúvidas também num lance aos 66’ numa queda de Pedro Pinho na área.


COMENTÁRIOS

Fábio Pereira, treinador Marítimo

“Um resultado extremamente injusto para nós. Tenho que dar os parabéns aos meus jogadores, tivemos uma grande atitude, contra uma grande equipa, um sério candidato a subir de divisão. Fizemos um bom jogo e o suficiente para ganhar. Estivemos sempre por cima, até chegar em vantagem. Depois nas transições, podíamos ser mais eficazes para matar o jogo, mas não foi possível”.

MARCO ALVES, treinador GD Chaves

“Um ponto resgatado com total justiça. Na 1ª parte tivemos mais bola, mas sem grandes situações de golo. A melhor oportunidade é nossa pelo Ktatau. No quarto de hora inicial da 2.ªparte, o Marítimo foi fortíssimo e traduziu esse domínio no golo, mas a partir daí fomos valentes à procura do golo e fomos premiados com total justiça”.


DESTAQUE

MARTIM TAVARES – Mexeu com o jogo

Entrou após o intervalo e a sua entrada coincidiu com a melhor fase do Marítimo. Agressivo, mexeu claramente com o jogo e antes de marcar, num desvio subtil de cabeça, tinha deixado o aviso num cabeceamento à trave.


FICHA TÉCNICA

Jogo no Estádio do Marítimo (Funchal)
Árbitro: Miguel Fonseca (AF Lisboa)
Auxiliares: Filipe Fernandes e Nelson Santos

MARÍTIMO: Gonçalo Tabuaço; Tomás Domingos (Rodri, 86), Romain Correia, R.Borges, Fábio China ©; França (Aguiar, 72), Fransérgio, André Rodrigues ( Martim Tavares, 46); Carlos Daniel, Euller (Pedrinho, 72), Patrick (Igor Julião, 86)
Treinador: Fábio Pereira

CHAVES: Vozinha; Carraça, Vasco Fernandes ©, Bruno Rodrigues, Kiko; Roan Wilson (P. Pinho, 63), Pedro Tiba (Pelágio, 63), Ktatau (Morim, 90+6); Sanca (Tounkara, 87), Wellington (Kusso, 63), Paulo Victor
Treinador: Marco Alves

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Marim Tavares (57); Rodrigo Borges (autogolo, 90+4)
Cartões amarelos: André Rodrigues (30); Sanca (46); Roan Wilson (52); Ktatau (55); Tomás Domingues (67)[/block]

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

MAIS ARTIGOS

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS