Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025
No menu items!

Preservação dos cursos de água, contra a poluição

Os rios de Trás-os-Montes estão a ser beneficiados com o “Projecto Rios”. Uma iniciativa que nasceu na Catalunha, mas que, ano após ano, depois de chegar a Portugal, tem vindo a ganhar adeptos, junto das comunidades escolares. Em Trás-os-Montes, existem já bons exemplos, no “Projecto Rios”, como é o caso dos alunos que, este ano, […]

-PUB-

Os rios de Trás-os-Montes estão a ser beneficiados com o “Projecto Rios”. Uma iniciativa que nasceu na Catalunha, mas que, ano após ano, depois de chegar a Portugal, tem vindo a ganhar adeptos, junto das comunidades escolares.

Em Trás-os-Montes, existem já bons exemplos, no “Projecto Rios”, como é o caso dos alunos que, este ano, frequentaram o 10º F, na Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros e que se tornaram responsáveis, quanto à sua preservação, por 500 metros de troço de rio Azibo, na zona do Vale da Porca. Para o próximo ano lectivo, vão continuar a preservar a zona escolhida.

O património cultural daquela região também foi alvo de estudo, pelos alunos que pretendem, assim, no próximo ano lectivo, requalificar uma zona, ao longo do meio quilómetro de rio adoptado.

A Junta de Freguesia de Vale da Porca também tem ideias para o local e quer recuperar as casas-de-banho da antiga estação ferroviária do Azibo, dada a sua proximidade do parque de merendas e lazer local. Em Setembro, vai ser feita uma exposição fotográfica itinerante que vai mostrar, de freguesia em freguesia, no concelho de Macedo de Cavaleiros, os resultados da adopção do Rio Azibo, em Vale da Porca, durante este ano lectivo.

Refira-se que este projecto nasceu, na Catalunha, em 1999. Foi, depois, adoptado na Galiza e, mais tarde, foi lançado, em Portugal, pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental e pela Associação de Professores de Geografia, com o apoio de instituições como a Liga para a Protecção da Natureza, e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A iniciativa passa pela adopção de um troço de rio, por grupos que podem ser alunos de uma escola, organizações não governamentais, amigos ou, mesmo, uma família. Pretende desenvolver um modelo de actuação experimental em trabalho de campo, para a implementação de um “kit” de monitorização e vigilância de rios, ribeiros, riachos, cursos de água, para todos os grupos escolares ou não escolares que desejem envolver-se neste Projecto, cujas grandes finalidades são conhecer os rios e aprender a valorizar a sua importância, implementar uma rede nacional, através da observação, monitorização, vigilância, visando a conservação e futura adopção de diferentes troços de rios. Refira-se que, na Catalunha, estão cerca de 650 grupos a trabalhar no Projecto, em troços de 500 metros. E, na Galiza, cerca de 230. Em Portugal, existem 67 grupos, com aderência de 21 Municípios.

 

 

Jmcardoso

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS