Terça-feira, 15 de Junho de 2021

Presidente da Câmara quer regionalização na agenda política

Hernâni Dias, presidente da câmara municipal de Bragança, defende a colocação do processo de regionalização na agenda política, acreditando que este poderá contribuir para que as regiões tenham uma voz mais ativa.

-PUB-

“Todos sabemos que em 1998 o referendo foi rejeitado e talvez esteja na altura de colocar novamente em cima da mesa o processo da regionalização, por forma a que regiões como a nossa possam ter aqui uma voz mais ativa naquilo que são as políticas para o território, evitando o que normalmente tem acontecido ao nível do poder central quando verificamos que, efetivamente, as atenções se dirigem sempre para os mesmos territórios, mais desenvolvidos”, sublinhou.

Adiantando que o atual processo de descentralização de transferência de competências da administração central para a administração local “mais parece uma transferência de funções sociais do Estado para os municípios”, não tendo que “ser desta forma”, o autarca social-democrata refere que, “eventualmente, um processo de regionalização pode ser colocado neste momento na agenda política, uma vez que estamos a tratar efetivamente de haver uma maior capacitação

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.