Segunda-feira, 4 de Julho de 2022

Primeiro ano de mandato será dedicado aos idosos

Apesar de ter assumido o cargo de Provedor numa altura conturbada da história da instituição, José Gomes voltou a merecer a confiança dos irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real que, agora, conta com uma renovada sede social e um conjunto de projectos, dos quais se destaca a construção de um novo Lar […]

Apesar de ter assumido o cargo de Provedor numa altura conturbada da história da instituição, José Gomes voltou a merecer a confiança dos irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real que, agora, conta com uma renovada sede social e um conjunto de projectos, dos quais se destaca a construção de um novo Lar de Idosos que dará resposta à lista de espera existente, no concelho.

Os Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real tomaram posse, no dia 15, altura em que foram abertas ao público, pela primeira vez, as renovadas instalações da sua Sede, as quais envolveram um investimento de 400 mil euros, na reconstrução do antigo Hospital da Divina Providência.

José Dias Gomes, reeleito Provedor da Misericórdia vila–realense, recordou que o edifício, situado no Largo Conde de Amarante, junto ao Governo Civil, surgiu, em 1910, como hospital, mas já serviu, também, para o funcionamento de um jardim-de-infância e de uma escola profissional.

“Fizemos um forte investimento, para a recuperação do edifício, sem esquecer a importância de o tornar acessível, na totalidade, a pessoas com deficiência”, explicou o Provedor.

Mas a renovação do edifício, quase centenário, não representa a única aposta da Direcção reeleita que, durante o ano de 2007, pretende investir em melhores condições para os idosos do concelho, com a criação, por exemplo, de um lar que contará com um orçamento de três milhões de euros.

A construir de raiz, o novo equipamento será edificado no Complexo Social da Petisqueira e servirá 40 idosos, um número que corresponde à lista de espera existente em Vila Real.

“Já concorremos ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos

Sociais (PARES), no ano passado, e não fomos contemplados, mas vamos voltar a apresentar a candidatura, este ano”, explicou José Dias Gomes, garantindo, no entanto, que mesmo que o projecto não seja financiado, pelo Governo, será levado avante, com os recursos e o endividamento da Santa Casa de Vila Real.

“Em 2007, queremos triplicar o número de idosos apoiados”, contabilizou o mesmo responsável, lembrando, ainda, a aposta na melhoria e alargamento da valência de apoio ao domicílio que, agora, é disponibilizada aos idosos mais necessitados, até aos fins-de-semana, num total de 70 vila-realenses envolvidos.

Actualmente, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Real acolhe perto de 300 crianças, nas suas valências de Creche, Jardins-de-infância e Animação de Tempos Livres (ATL), sendo de realçar as “Florinhas de Neve”, um lar de jovens que conta com 45 utentes, entre os três meses e os 18 anos.

“As meninas só deveriam ficar no lar até aos 18 anos. No entanto, em alguns casos, ficam até aos 30, se for preciso”, revelou, orgulhoso, o Provedor.

Para o triénio de 2007/2009, foram eleitos, também, Hélder Oliveira (Vice-Provedor) e Vítor Santos (Tesoureiro) e, ainda, Pedro Ramos e Daniel Abílio Ferreira Bastos, como Presidentes da Mesa da Assembleia e do Conselho Fiscal, respectivamente.

 

Maria Meireles

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.