Em declarações à VTM, Patrícia Poeta refere que ter sido “eleita para um comité internacional na área da saúde é muito importante para uma instituição como a UTAD, uma vez que é um certificado de reconhecimento e prestígio, demonstrando que a instituição tem docentes com credibilidade e influência global”.
A integração da docente Patrícia Poeta neste grupo de trabalho europeu “irá fortalecer o acesso a redes internacionais e parcerias facilitando as relações internacionais de forma a promover colaborações e intercâmbios com o consequente aumento da reputação institucional, quer académica quer científica”.
Por outro lado, “possibilitará, igualmente, a captação de recursos e financiamentos quer ao nível de bolsas de investigação, projetos conjuntos com instituições de prestígio e projetos de inovação que garantem a vanguarda das discussões científicas e tecnológicas”.
As eleições para o Comité Executivo do ESGVM (European Study Group of Veterinary Microbiology), da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infeciosas (ESCMID), realizaram-se recentemente.
A tomada de posse realizar-se-á durante o congresso Europeu ESCMID, que decorrerá em Viena de Áustria no mês de abril. Esta é a segunda vez que a docente Patrícia Poeta é eleita para integrar um Comité Europeu com esta dimensão.
O congresso europeu do ESCMID é um dos mais reconhecidos e prestigiados na Europa, apoia projetos internacionais, patrocina bolsas de estudo, divulga emprego científico, é responsável por várias publicações incluindo um relatório anual, entre outros.
A sociedade conta com centenas de membros investigadores da área da saúde de diferentes países Europeus e dedica-se à promoção e apoio à investigação, educação, melhoria da performance e boa prática médica.
Recorde-se que, em 2018, a UTAD viu aprovado o primeiro Colégio Europeu em Microbiologia Veterinária, cuja direção está a cargo da docente, e que, neste momento, tem estudantes a fazerem o “training centre” para serem diplomados europeus em microbiologia veterinária, em conjunto com outras instituições.