Quarta-feira, 9 de Outubro de 2024
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Projeto-piloto quer trazer “competitividade” ao comércio local

Rede transfronteiriça utilizará tecnologias emergentes para recolher dados do tecido empresarial durante um ano para depois estudar e propor medidas de adaptação às tendências atuais de consumo no concelho de Macedo de Cavaleiros

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A Câmara de Macedo de Cavaleiros e a Associação Comercial Industrial e dos Serviços de Macedo de Cavaleiros (ACISMC) arrancam esta quinta-feira com a apresentação de um projeto-piloto de colaboração transfronteiriça que envolve em rede a Universidade de Valladolid, o Instituto Politécnico de Bragança, diversas associações empresariais e comerciais de Portugal e Espanha e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

A sessão de apresentação da iniciativa decorre amanhã, a partir das 18h00, no Auditório da ACISMC.

Em comunicado, a autarquia explicou que o objetivo passa “reforçar a importância do comércio de proximidade, conhecer melhor as necessidades dos clientes e adaptar a malha empresarial do concelho às atuais tendências de consumo”.

O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, referiu que esta é uma iniciativa que “se desenvolverá no terreno, junto dos comerciantes aderentes, e que, depois da recolha de inúmeros dados úteis para o desenvolvimento do trabalho, na sua forma final, trará a breve e médio prazo resultados muito práticos, que o comércio local poderá adotar, para melhor preparar o seu futuro”.

O projeto, idealizado para localidades de menor densidade populacional, recorrerá à utilização de tecnologias emergentes para recolher e analisar informação relevante (cloud, ciência de dados, neurociência e big data, entre outras).

adesão ao programa confere vários benefícios aos empresários e, também, aos clientes, ficando aqueles que aderirem ao preenchimento do inquérito disponível nas lojas ao sorteio mensal de um cheque de 30 euros, para ser utilizado nos comércios aderentes.

A participação dos empresários é gratuita. Só têm de manter-se no projeto por pelo menos um ano, ou seja, para permitir a recolha de dados, uma fase fundamental; facultar a instalação de um tablet localizado num suporte dentro do estabelecimento; e, também, a colocação de um nó no interior da loja, para contagem de pessoas que passam na rua.

A colaboração com esta Rede Transfronteiriça de Inovação e Competitividade para o Comércio de Proximidade confere três benefícios imediatos.

“Permite aceder a relatórios individuais e globais, com dados da afluência de pessoas na rua hora a hora, possibilita obter propostas personalizadas de melhoria para os estabelecimentos comerciais; sem esquecer que faculta aos comerciantes colaborarem na organização dos chamados Grupos de Foco com os clientes (atividade organizada pela DECO), para conhecer as respetivas necessidades e consciencialização da importância do comércio de proximidade”, explica Benjamim Rodrigues.

 

 

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