A abertura do mestrado integrado em Medicina da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) concretizou uma ambição antiga da região e abriu uma nova etapa para os 40 estudantes que iniciaram este ano letivo a primeira turma. Entre a adaptação a um método de ensino diferente do habitual e a descoberta da vida académica, os novos alunos estão a experimentar uma formação que pretende aproximar o conhecimento científico da prática clínica desde o primeiro ano.
Afonso Carvalho, de 18 anos, natural de Lordelo, no concelho de Vila Real, já tinha decidido no 12.º ano que queria seguir Medicina. Frequentava a Escola Secundária de São Pedro e a abertura do curso na UTAD, precisamente no ano em que se candidatou ao ensino superior, acabou por ser uma feliz coincidência.
“Foi uma boa oportunidade de ter aberto aqui no ano em que podia candidatar-me ao ensino superior”, afirma. A possibilidade de permanecer em Vila Real também pesou na decisão, sobretudo perante os custos associados a estudar noutra cidade. “De início, estava mais convencido a ir para o Porto, porque muitos dos meus colegas iam para lá e é sempre bom ir acompanhado”, conta. Com o passar do tempo, porém, começou a interessar-lhe a possibilidade de integrar a primeira turma e continuar a viver num ambiente que conhece desde sempre.
Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
ou compre apenas este artigo:
Comprar este artigo — 1,00€





You must be logged in to post a comment.